A grande maioria das impressões é feita em papel branco liso, seja brilhante, seda ou não revestido. Isso é perfeitamente adequado para a maioria dos tipos de impressão e, como muitos papéis de gramaturas diferentes estão disponíveis, geralmente há opções suficientes para a maioria das aplicações.
É quando a criatividade entra em jogo que outros tipos de papel são considerados, e o papel com acabamento texturizado costuma ser um dos primeiros que vem à mente.
Principalmente se você deseja criar um flyer, cartão de visita ou folheto que se destaque da concorrência.
Quais as opções disponíveis?
Se você quer inovar e ir além do papel liso, trouxemos algumas opções para você apostar na hora de fazer sua impressão:
- Vergê
Vamos dizer que ele é um primo do sulfite. O Vergê é mais resistente que o papel sulfite, entretanto é fino e macio. Sua textura é levemente rugosa, dando um ar de sofisticação. Ele possui 75g/m², um lado é liso e o outro texturizado, você pode soltar a imaginação e usar os dois lados ao seu favor.
- Design White
Possui uma textura quadriculada que lembra pequenas colmeias. Macio e sofisticado como o seu nome, o Design White tem alta qualidade e boa resistência. A sua gramatura de 250g/m² é ideal para quem quer dar aquele toque luxuoso na impressão em um papel resistente.
- Kraft
Versátil e resistente, o papel kraft possui uma gramatura que vai de 80 a 400/m². Ele possuiu um toque rústico por não passar pelo embranquecimento do papel, mantendo o seu tom madeira. Entretanto, você pode encontrá-lo em diversas cores: laranja, azul, branco e amarelo.
- Diamond
Possibilitando um efeito totalmente diferente, o papel Diamond possui uma textura porosa. Você pode encontrá-lo também com o nome de “papel casca de ovo”, com a gramatura de 250g.
- Papel Linho
Como o próprio nome remete, possui um acabamento que lembra o linho, com uma superfície fosca. Elegante, esse papel aguenta altas temperaturas e seu acabamento é elegante. Você encontra com a gramatura entre 100 e 200g.
- Gofrado
O papel Gofrado é o mais versátil nessa lista. Ele pode imitar diferentes elementos e possui um aspecto único. Sua gramatura varia entre 80 e 300g/m² e pode ser encontrado com relevos em diferentes versões.
Cuidados para uma boa impressão em papel texturizado
- Entenda como cada papel se comporta na impressora. Uns absorvem tinta, já outros, devido ao relevo, não permitem tanta pigmentação. Faça sempre o teste de impressão para saber se o resultado está de acordo com o esperado.
- Finalize o arquivo sempre em CMYK e com alta resolução. Garanta que todas as imagens estejam em alta resolução, que todos os textos estejam em curvas e revise tudo antes de imprimir.
Vantagens dos papéis com textura
- Qualidade do produto: sensação de um produto impresso ao ser tocado diz muito sobre sua qualidade. Ao sentir um pedaço de cartão ou papel texturizado, a peça dá uma impressão de qualidade e um toque de classe.
- Tátil: ao ver um produto impresso em papel texturizado, você deseja tocá-lo imediatamente. A qualidade tátil do papel texturizado torna as pessoas muito mais propensas a pegar seu produto e olhá-lo mais de perto.
Isso pode ser um grande bônus se você estiver tentando vender cartões de felicitações, cartões postais, se tiver um folheto ou catálogo que gostaria que os clientes vissem em detalhes.
- Autenticidade: a natureza texturizada do papel torna o produto mais autêntico, dando-lhe a sensação de original.
Isso não apenas adiciona uma estética interessante e atraente ao produto, mas também o torna mais especial, dando aos clientes a impressão de que a peça é menos produzida em massa e mais feita à mão.
Um material de qualidade faz toda a diferença
Está precisando de produtos gráficos? A Frantin Produtos Gráficos é importadora exclusiva da TOP HIGH IMAGE, trabalhando com Chapas Offset, Bopp e Papéis, garantindo os melhores resultados e sustentabilidade para o seu negócio. Fale conosco!