Impressão Offset: pH e condutividade

Impressão Offset pH e condutividade

Para a impressão offset o controle de água e tinta é primordial para garantir a qualidade do produto. Isso acontece devido aos sais e metais que a água possuí, isso implica problemas físicos e químicos durante a impressão e, se não feito de forma correta, pode prejudicar a impressão.

O pH, tensão superficial e condutividade, formam uma solução de molha e tem interrelação com água/tinta/suporte e reações químicas como sais, ácidos, bases e metais.

Mas por que saber disso é importante?

Na impressão offset é feita uma emulsificação para que a tinta absorva uma mínima quantidade de água, entre 10% e 20%. A água aqui, tem a função de lubrificante, para que quando a impressão está sendo feita, os rolos consigam deslizar bem, prevenindo quaisquer problemas que possam vir ocorrer na chapa.

A solução de molha no offset (que comentamos acima), precisa ser controlada, evitando problemas de impressão, como por exemplo, desequilíbrio entre água e tinta, velatura e emulsionamento.

O que é pH e como ele interfere na impressão?

O termo pH significa potencial de hidrogênio. Nas impressões offset, ele é usado para fazer o controle de acidez e alcalinidade da água. Nas impressoras offset rotativa sem forno, o pH é controlado de modo a acelerar a secagem das tintas.

Por que deve ser feito o controle do pH na impressão de offset?

Na escola, você deve ter estudados as soluções ácidas e as soluções alcalinas. O controle do pH, dependendo do seu número, pode indicar se uma solução está muito ácida, neutra ou alcalina. Ao não fazer esse controle, os seguintes problemas podem ocorrer:

Solução muito ácida:

  • Desgaste precoce da chapa
  • Velatura
  • Retardamento da secagem da tinta
  • Perda do brilho durante a impressão
  • Corrosão das superfícies da chapa
  • Elevação da tensão superficial da água
  • Corrosão do equipamento

Solução muito alcalina:

  • Desgaste precoce da chapa
  • Velatura
  • Emulsionamento
  • Engrossamento de ponto
  • Mudança da cor nas tintas durante a impressão
  • Provoca cheiro nas embalagens

E para que serve a solução de fonte (solução de molha)?

A principal finalidade da solução molhadora é estabilizar o pH para que nenhum dos problemas acima ocorra, diminuindo a tensão superficial da impressora e melhor a condutividade da água, garantindo a qualidade da tinta e impressão.

Essa solução é compota de água; ácidos, que tem a função de reduzir o pH; agente molhadores para quebrar a tensão superficial da água; condicionadores que minimizam a ação dos ácidos sobre o alumínio e o anodizado; bactericidas para impedir a formação de fungos e bactérias; gomo arábica e álcool.

E quanto a condutividade?

A condutividade é a capacidade de uma solução aquosa conduzir correntes elétricas. Quando há um aumento da condutividade na solução de molha, ela fica ainda mais concentrada, uma vez que quanto maior a porcentagem de solução de fonte maior será a condutividade. Através do acerto da condutividade temos um melhor resultado no processo.

Parece que impressão é só apertar o botão, mas conforme estudamos, acabamos descobrindo que há muitos detalhes para se ficar atento e garantir a qualidade do produto.

Conte com a Frantin Produtos Gráficos para ter produtos de alta qualidade, garantindo assim, uma impressão perfeita.