Sabemos que você está se adaptando a um novo normal atualmente. As empresas estão se reinventando e buscando maneiras de ser ainda mais acessíveis para seus clientes.
Nós até já falamos aqui no blog de maneiras para retomar o crescimento e aumentar os resultados na Gráfica, vale a pena conferir!
Este é um momento sem precedentes para todos e, como tal, estamos aprendendo a nos adaptar e dinamizar a forma como fazemos negócios.
Para quem tem um negócio físico e também está presente no mundo online, consegue atrair e fidelizar muito mais pessoas, se tornando uma excelente estratégia.
Que tal começar a pensar em uma maneira de trazer sua gráfica para o mundo online? Separamos algumas dicas para você adaptar sua gráfica ao online!
Use os canais certos
Com a tecnologia, existem muitos lugares em que você pode anunciar o seu produto ou até mesmo facilitar sua retirada, é importante saber qual atende melhor as necessidades dos seus clientes. Por exemplo:
- Você pode ter um e-commerce, para ter uma vitrine virtual, de forma a exibir os seus produtos e também facilitar os pedidos;
- Utilizar as redes sociais para mostrar os seus serviços e prestar atendimento de forma prática e rápida pelo chat, e-mail ou vídeo chamada;
- Formas de facilitar a entrega dos seus produtos, levando-os até os clientes;
- O marketing place também é uma ótima ferramenta para divulgar os seus serviços.
Quem são seus consumidores?
Os consumidores estão mais exigentes do que nunca e as empresas precisam agir rapidamente para atender a essas necessidades ou abrir caminho para eles.
Por isso, é importante saber que é seu público-alvo. Para quem sua gráfica quer vender?
É preciso saber que na internet há muitas pessoas procurando produtos e serviços online, mas você não agradará a todas elas. Quem tudo quer, nada tem!
Entenda qual nicho você quer atingir, que tipo de público te dará melhor retorno: É melhor atender empresas? De qual porte? Pessoas físicas darão melhor retorno? Sente e pense nesses detalhes, eles vão te ajudar posteriormente na hora de divulgar seus serviços e criar conteúdos para o seu negócio.
Dica: a empresa Rock Content, especialista em marketing de conteúdo, tem o gerador de persona, que ajuda você a definir o seu cliente ideal. A partir dele, você entenderá melhor de como agir com seu negócio.
Esteja online
Os canais digitais estão tornando marcas menores mais visíveis para os consumidores.
Os mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo, fornecem aos consumidores acesso fácil a marcas das quais eles nunca ouviram falar, relatórios de consumidores e avaliações de clientes, permitindo que eles tomem decisões de compra mais informadas e dando uma escolha mais ampla do que as prateleiras de suas lojas locais.
Por isso, estar presente no mundo online é muito importante.
- Tenha um site sempre atualizado, ele dará mais credibilidade a sua gráfica e também irá facilitar ao cliente o acesso aos seus produtos e serviços. O site deve ser fácil de navegar e ser de fácil visualização no celular.
- As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar do seu público, são canais diretos com sua audiência. Conte sobre sua gráfica, os bastidores da produção, produtos prontos e feedbacks dos clientes
Pense na experiência do seu cliente
Além de um bom atendimento e qualidade do seu produto e serviço, você precisa conquistar o seu cliente.
Como o material é entregue para ele? Você tem uma embalagem personalizada e uma carta de agradecimento?
Pequenas coisas fazem com que seu cliente se sinta mais valorizado, isso agregará valor para sua gráfica.
Não se esqueça de garantir um bom produto
Claro, o mundo online abre muitas portas, ficou muito mais fácil se conectar com seu cliente. Entretanto, para o cliente, ficou ainda mais fácil fazer suas reclamações e elogios. Entregue sempre um produto de extrema qualidade, para isso, você pode conversar com a gente e contar com as soluções da Frantin para suas demandas gráficas.