Como retomar o crescimento e aumentar os resultados na Gráfica?

businesswoman-pointing-growth-graph-business_41124-16

Temos mais um ano pela frente e precisamos inovar. É necessário pensar em uma nova ótica e maneira de atuar em problemas que já existem há muitos anos e que o empresário gráfico nunca quis ou não consegue mudar.

Mas como controlar todos os passos na execução de atividades dentro de nossa gráfica? Fácil, pelo mapeamento de processos!

O QUE É O MAPEAMENTO DE PROCESSOS?

O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que permite compreender o funcionamento de cada etapa do processo produtivo de forma a examiná-lo e melhorá-lo.

Por meio desse mapeamento, é possível ter controle de todos os passos-chave do funcionamento da empresa e do setor, possibilitando melhorar processos já existentes ou implantar novas estratégias voltadas para esses processos.

Essa ferramenta ajuda a:

  • Eliminar tarefas desnecessárias;
  • Reduzir os atrasos ou retrabalhos;
  • Esclarecer os papéis dentro do processo;
  • Reduzir custos e automatizar rotinas;
  • Mudar processos com rapidez de forma a torná-los mais ágeis;
  • Padronizar em conformidade com as melhores práticas de produção, gerando maior transparência;
  • Ter maior controle e monitoramento;
  • Conseguir melhor satisfação e resposta do cliente quanto ao produto/serviço entregue.

COMO DEVE SER FEITO O MAPEAMENTO DE PROCESSOS?

O primeiro passo em um mapeamento de processos é envolver todos aqueles que trabalham na execução deles:

  • Colaboradores: os que realizam o trabalho;
  • Fornecedores;
  • Clientes (INTERNOS E EXTERNOS);
  • Supervisores e demais funções.

 

É essencial que todos os profissionais operacionais sejam envolvidos no mapeamento dos processos.

Gostou do nosso conteúdo? Então entre em contato conosco e receba maiores informações para o crescimento da sua gráfica!