Temos mais um ano pela frente e precisamos inovar. É necessário pensar em uma nova ótica e maneira de atuar em problemas que já existem há muitos anos e que o empresário gráfico nunca quis ou não consegue mudar.
Mas como controlar todos os passos na execução de atividades dentro de nossa gráfica? Fácil, pelo mapeamento de processos!
O QUE É O MAPEAMENTO DE PROCESSOS?
O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que permite compreender o funcionamento de cada etapa do processo produtivo de forma a examiná-lo e melhorá-lo.
Por meio desse mapeamento, é possível ter controle de todos os passos-chave do funcionamento da empresa e do setor, possibilitando melhorar processos já existentes ou implantar novas estratégias voltadas para esses processos.
Essa ferramenta ajuda a:
- Eliminar tarefas desnecessárias;
- Reduzir os atrasos ou retrabalhos;
- Esclarecer os papéis dentro do processo;
- Reduzir custos e automatizar rotinas;
- Mudar processos com rapidez de forma a torná-los mais ágeis;
- Padronizar em conformidade com as melhores práticas de produção, gerando maior transparência;
- Ter maior controle e monitoramento;
- Conseguir melhor satisfação e resposta do cliente quanto ao produto/serviço entregue.
COMO DEVE SER FEITO O MAPEAMENTO DE PROCESSOS?
O primeiro passo em um mapeamento de processos é envolver todos aqueles que trabalham na execução deles:
- Colaboradores: os que realizam o trabalho;
- Fornecedores;
- Clientes (INTERNOS E EXTERNOS);
- Supervisores e demais funções.
É essencial que todos os profissionais operacionais sejam envolvidos no mapeamento dos processos.
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