Claro, o digital está com tudo e as empresas apostam com força no marketing nas redes sociais e site. Mas você sabia que as campanhas impressas ainda dão ótimos resultados? Os folders estão de prova.
Toda empresa tem uma estratégia de comunicação e pode ou não incluir o material impresso. O folder é um material que ajuda a aumentar o seu público e divulgar sua merca, produtos e serviços. Por isso, continue com a gente para aprender a criar um folder de 2 dobras para divulgação e/ou publicidade.
Mas, o que é Folder de 2 dobras?
É um folheto de três partes feito através de dobras no papel. Ele pode ser feito em diferentes papéis e criado em diferentes programas de edição. O legal desse tipo de folder é que cabe bastantes informações e fica tudo bem organizado e separado pelas suas dobras.
Como é dividido um folder de 2 dobras?
Ele possui três partes, sendo elas:
- Capa: é o lado “principal”, onde a maioria das informações sobre sua empresa fica, é como se fosse um cartão de visitas. Fica o logo, slogan, telefone, endereço, etc. É uma apresentação do que está por vir dentro do folder.
- Parte interna: a parte interna possui três faces. Elas aparecem assim que a pessoa abre o folder e pode ver 3 lâminas. A primeira, fica atrás da capa, muito usada para fazer introduções; a face dois fica no centro, muito usada para esclarecer e dar características sobre o produto ou serviço oferecido; a face três, geralmente, é uma chamada para ação, seja para adquirir um produto ou contratar um serviço.
- Capa traseira: ela ganha destaque ao dobrar o folder, é a parte de trás, o fechamento de tudo. Você pode colocar seu site, telefone, etc.
Qual o tamanho do folder de 2 dobras?
Aqui o céu é o limite e você pode brincar com os tamanhos e adaptar para o que precisa. Entretanto, há alguns modelos comuns (considerar o tamanho antes da dobra):
- 420 x 297mm: é o tamanho de duas folhas sulfites, como se tivessem uma do lado da outra. É indicado quando há muita informação que necessite ser divulgada.
- 210 x 297mm: tamanho de uma folha sulfite, esse é o mais comum e, com certeza, você já deve ter visto por aí.
- 148 x 210mm ou (DL) 99 X 210mm: se você não possui muita informação pra divulgar, esse tamanho pode ajudar com o minimalismo e você pode ajustar as informações em seu tamanho menor.
Como fazer folder no Word?
Aqui, vamos dar uma dica de como produzir seu folder no Word, mas lembre-se, um bom design que agregue a identidade visual da sua empresa ou evento faz toda a diferença na hora de conquistar o consumidor.
- Abra um documento no Word do tamanho que você pretende fazer seu folder;
- Crie três colunas de tamanhos iguais;
- Insira o conteúdo no seu folder (texto e imagem), atenção na diagramação;
- Revise as informações, salve e imprima seu folder.
Você pode criar o folder de duas dobras em outros programas, como Corel, Illustrator, Indesign ou qualquer outro programa de sua preferência.
Viu como é fácil?
Agora você já pode utilizar o folder de duas dobras nas suas estratégias de marketing. Não se esqueça de utilizar os produtos da Frantin Produtos Gráficos para garantir a qualidade de impressão dos seus materiais.