Dê uma olhada nessas duas cores. Você diria que são iguais?
Adivinhou? Ambos são Pantone número 185. A única diferença é que um é 185 C e um é 185 U – “C” para coated e “U” para uncoated.
Coated e Uncoated? O que significa?
Traduzindo de forma livre, “Coated”, em português, significa “revestido”. Isso tem a ver com os papéis com um tipo de revestimento, que os tornam mais brilhantes e resistentes, com um processo químico durante a sua produção. Um tipo de papel coated muito conhecido é o couché.
Já “Uncoated” é um papel mais bruto, rústico e poroso, os mais conhecidos são os off-set e o kraft.
Qual a diferença entre o Coated e o Uncoated?
Os papéis revestidos ou Coated são mais resistentes à água, não absorvem muito a umidade ambiente ou a tinta com tanta facilidade. Sua superfície é uniforme, sem rugas ou crateras e, geralmente, são mais brilhantes. Os papéis Coated possuem alta durabilidade.
Já os não revestidos, ou Uncoated, têm menor resistência a ambientes úmidos, são fáceis de escrever com as canetas comuns, são mais rústicos e mais ecológicos (degradam-se com facilidade após o descarte).
A mesma cor PANTONE impressa em papel revestido e não revestido terá uma aparência visual bastante diferente. Embora haja uma variação na espessura do filme de tinta, a maior parte da diferença é atribuída diretamente à reação da tinta ao papel.
Papel Coated & Uncoated – Escolhendo o tipo certo de papel
Quando se trata de decidir qual tipo de papel usar para seu próximo projeto de impressão, a estética, a funcionalidade e o orçamento determinarão o melhor.
- Estética
Os papéis revestidos oferecem resultados nítidos e com maior contraste entre a imagem impressa e o espaço em branco com um toque frio e liso.
Sua superfície revestida fornece uma excelente tela para imagens com detalhes finos.
Eles são frequentemente usados para revistas e catálogos de produtos de alta qualidade que exigem ótica “brilhante”, pense em automóveis, joias e eletrodomésticos.
Papéis não revestidos têm um calor e tato inerentes a eles. Eles são adequados para projetos nos setores educacional, sem fins lucrativos e ambiental. São excelentes opções de sistemas de identidade, publicações, mala direta e catálogos também.
Dependendo do acabamento, os papéis não revestidos podem dar uma qualidade 3D às imagens com têxteis, caem super bem com anúncios de móveis domésticos, roupas e artes.
- Funcionalidade
Os papéis Coated oferecem excelente retenção de tinta e funcionam bem com áreas de cores sólidas pesadas e tintas metálicas.
Sua superfície, independentemente do acabamento, funciona bem com técnicas como vernizes, revestimentos UV e estampagem de folha como elementos de design – mesmo com uma folha transparente sutil.
Uma das desvantagens é que se o projeto exigir muito texto, o brilho dos papéis revestidos com brilho pode dificultar a leitura.
Embora os papéis revestidos ofereçam excelente brilho de tinta, eles geralmente exigem um revestimento geral para proteger a superfície contra arranhões e impressões digitais.
Papéis Uncoated funcionam bem com técnicas de impressão baseadas em pressão, como relevo/debossing, tipografia e estampagem de folha.
Eles fornecem um bom contraste entre a superfície da folha e a impressão.
Algumas das desvantagens dos papéis Uncoated devem-se à forma como absorvem a tinta.
Dito isto, existem algumas áreas a serem observadas. Imagens com detalhes altos, especialmente nos tons médios, às vezes, podem parecer “turvas”.
- Orçamento
Tanto os papéis revestidos quanto os não revestidos oferecem uma ampla variedade de produtos em todas as faixas de preço. O orçamento por si só não deve ditar a especificação do papel.
Se o seu projeto for orientado pelo orçamento, envolva os responsáveis pela impressão e papel no início do processo. Eles podem ajudar a direcioná-lo para opções que funcionarão dentro do seu orçamento e produzirão resultados de impressão bem-sucedidos.
Você também pode contar com o time de especialistas da Frantin Produtos Gráficos e encontrar o melhor material para a sua gráfica. Fale conosco e garanta produtos da mais alta qualidade.