Quando se trata de apresentação, etiquetar a embalagem do seu produto para um longo período de seu ciclo de vida não é uma tarefa simples; especialmente se você não estiver ciente das muitas opções disponíveis e de todos os itens a serem levados em consideração ao escolher um rótulo para sua embalagem.
O ambiente a que o produto será submetido, a forma da embalagem, como será manuseado e como o rótulo será aplicado, devem desempenhar um papel crucial na sua escolha.
Os rótulos e etiquetas são a “vestimenta” do seu produto. Eles ajudam a promover sua marca e dar todas as informações necessárias para os clientes.
Claro, os rótulos devem ser lindos, mas além disso, a qualidade do material e o tipo certo de rótulo faz toda a diferença na apresentação.
Não importa se você é pequeno, médio ou grande empresário, seu produto merece um rótulo de qualidade e todos podem ter acesso a isso. Por isso, vamos entender mais sobre eles e qual é o certo para cada embalagem?
Para embalagens mais flexíveis
Sabe aquela embalagem do seu tubinho de creme, por exemplo? As embalagens mais “moles” geralmente são feitas para apertar e seu rótulo precisa se adaptar a isso.
O material que melhor corresponde a isso é o polietileno (PE). Ele evita aquelas bolhas e também não descola da embalagem. O rótulo é mais fosco, por isso, abuse da criatividade na hora do design.
Embalagem rígidas
Em garrafas, acrílicos, ou qualquer embalagem que o material não estica, os rótulos em PET ou BOPP ficam ótimos. O PET é mais resistente, inclusive ao calor, por isso ele pode ter um preço mais elevado.
O que está na moda hoje em dia são os materiais transparentes, onde o rótulo fica quase invisível, dando foco total as informações.
Embalagem Semirrígidas
Sabe aquelas embalagens que você consegue apertar, mas elas não são moles? Tipo aquela da mostarda ou do ketchup.
Se você parar para pensar, algumas marcas utilizam embalagens cheias de curvas ou com desenho irregular, por isso, o rótulo precisa ser maleável para não descolar ou ficar cheio de bolhas.
Aqui, o mais indicado é o polipropileno (PP), ele tem a opção com transparência e é mais brilhante.
Em quais ambientes eles precisam ficar?
Dependendo do tipo de produtos que você está rotulando, pode ser necessário levar em consideração os ambientes em que seus produtos serão armazenados ou usados ao escolher a etiqueta de um produto.
Dois dos exemplos mais comuns: as embalagens que podem umedecer com a refrigeração, que precisam ser resistentes a ambientes de baixa temperatura e à água, e os produtos de cosméticos e de higiene pessoal, que precisam ser resistentes a produtos químicos e água.
Se você sabe que suas etiquetas precisam sobreviver em condições nas quais podem ficar molhadas, certifique-se de selecionar uma etiqueta impermeável.
Da mesma forma, se você estiver vendendo alimentos e bebidas que precisam ser armazenados em condições de congelamento, você precisará se certificar de escolher rótulos projetados especificamente para funcionar com eficiência em condições de congelamento.
Nossa dica é que além dos rótulos, as películas plásticas e etiquetas TAG podem ser feitas em diferentes materiais para combinar com seu produto.
A Frantin sempre pronta para ajudar você e o seu negócio
Independente da sua necessidade de rótulos à prova d’água ou resistentes a produtos químicos, transparentes ou sólidos, o tipo de produto que você está rotulando e a estética que você tem em mente, há muito a considerar ao escolher o melhor material de rótulo para seus produtos.
Para atender a sua demanda de produtos gráficos, conte com a Frantin, nossa central está sempre pronta para atender a demanda que você precisa.