Descubra qual a melhor gramatura dos papéis para cada tipo de impressão

qual a melhor gramatura dos papéis para cada tipo de impressão

Quando você inicia um projeto e precisa fazer a impressão do mesmo, uma das decisões mais importantes que você precisa fazer é que tipo de papel de impressora usará.

Existem mais decisões de papel a tomar do que você imagina!

Há diferentes tipos, gramaturas e espessuras de papais para você escolher aquele que melhor atende o seu projeto.

Muitas informações? Vamos por partes.

 

O que é gramatura?

Também conhecida como gramagem é a densidade de área de um produto de papel, ou seja, sua massa por unidade de área.

Com essa gramatura, compradores e fornecedores identifica a qualidade do papel, uma vez que os mais leves tendem a ser mais finos, os mais pesados são mais grossos.

Gramatura e espessura são a mesma coisa?

Não! Gramatura e espessura são coisas diferentes.

A gramatura, como falamos anteriormente, equivale à massa, representada em metros quadrados, que é composta por celulose + aditivos + cargas.

Já a espessura é definida pela distância entre as faces inferior e superior do papel e é expressa em micras. Ou seja, é a “altura” que você vê no papel quando olha sua lateral.

Como a gramatura afeta o meu impresso?

Os profissionais gráficos sabem com maestria qual material melhor se encaixa em cada tipo de impresso, garantindo que seu projeto ganhe vida com maior segurança e um bom custo-benefício.

Cada peça tem uma função específica. Você vai fazer as impressões do seu cartão de visita? Ele precisa ser durável, por isso, a gramatura tende a ser mais alta. Um jornal não precisa de uma espessura grossa, já que seu ciclo de vida é menor.

Tudo depende do objetivo e função do material que deseja imprimir.

Vamos entender melhor sobre as características de cada gramatura?

  • Gramatura 90g:

Esse deve ser um dos mais conhecidos. Eles são muito usados nas impressoras doméstica como os papéis sulfites, offsets e Kraft.

Usado para papéis timbrados e envelopes.

  • Gramatura 115g:

Esse também é muito presente nas impressoras doméstica. Esse tipo de gramatura dá vida aos cartazes, panfletos, timbrados e folhetos de baixo custo.

  • Gramatura 150g:

Se você precisa de mais resistência, esse aqui vai lhe atender. É indicada para impressão de materiais como capas de revista, panfletos e folhetos de maior qualidade, além de flyers e folders.

  • Gramatura 300g:

É umas das maiores gramaturas! Permite maior qualidade da arte e extrema resistência. Geralmente usado em materiais como cartões de visita, cartões postais, convites, cartões de aniversário, topo de folhinhas, calendários de mesa e capas de livros.

Existe gramaturas acima de 300?

Sim! É bastante raro ver materiais produzidos em gramaturas acima de 300g, que é usada para serviços especiais ou então para cartonagem.

Além de escolher a gramatura ideal para seu projeto, é de extrema importância contar com um bom fornecedor de produtos gráficos.

Escolha a Frantin como parceira, estamos prontos para auxiliar no seu projeto com maior flexibilidade e sempre atendendo seus prazos.