Existem vários tipos de dobra padrão usados na indústria de impressão. Isso naturalmente dá origem a algumas possibilidades e permutações diferentes. Dependendo do tipo de dobra que você escolher, o design do produto ficará diferenciado, podendo adicionar mais informações em uma única folha, distribuídas de maneira mais moderna.
Dependendo da proposta do material, a escolha certa do tipo de dobra fará toda a diferença para o cliente, por isso, conhecer e entender as variações é de suma importância.
A mesma dobra pode levar diferentes nomes, por isso, separamos 8 dobras mais comuns e quando usá-las.
Existe o tipo de dobra “certa”?
Cada projeto terá sua particularidade e seu objetivo, por isso, a escolha da dobra deve ser bem pensada e planejada, para que ela esteja alinhada com a finalidade do material impresso.
Para que serve o material? Onde será utilizado? Qual o conteúdo? Qual o público que receberá o material? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas antes da escolha.
Para que servem as dobras?
Elas possuem diferentes objetivos e ajudam a compor o material impresso, o transformando de algo simples para um projeto bem elaborado e criativo.
As dobras também ajudam a distribuir as informações sem que o material fique pesado e que o público sinta dificuldade em ler o material.
Vamos conhecer as dobras
- Dobra simples, única dobra ou meia dobra
Possivelmente o mais simples dos tipos de dobra de papel, a meia dobra consiste em uma única folha de papel dobrada ao meio para criar duas metades. No final, você terá 4 áreas separadas para imprimir, se desejar.
É comum encontrá-la em materiais de marketing, cartões de aniversário, convites e cardápios.
- Dobra sanfona ou dobra em Z
Usada para convites, catálogos de produtos, contas e correspondências de várias páginas. Também conhecida como dobra em zigue-zague e dobra sanfonada, esse tipo de dobra de papel se parece com a letra Z de perfil.
Este tipo de dobra de papel com duas dobras permite seis áreas diferentes para impressão.
- Dobra carteira
Popular para apresentar programações de eventos, a dobra carteira também é ideal para divulgar produtos e serviços já que as informações são apresentadas de maneira gradual e fica fácil compreender todas as informações que estão sendo apresentadas.
- Dobra em cruz
Tem esse nome pois, quando aberta, o desenho das dobraduras é o formato cruz.
Para esse formato, dobra-se o papel na horizontal e depois na vertical.
Perfeito para cartilhas e panfletos.
- Dobra em cruz sanfona
Também conhecida como dobra francesa, seu resultado final é o papel dobrado ao meio duas vezes e, quando totalmente aberto, cria quatro quadrados de tamanhos iguais.
Frequentemente usada para convites de casamento, cartilhas, folhetos e cartões comemorativos.
- Dobra em cruz carteira
É junção da dobra em cruz com a dobra carteira, onde é possível abrir para o lado externo.
Muito escolhida quando há um grande volume de conteúdo e para área editorial. Essa dobra é popular por conseguir levar muitas informações em uma única folha.
- Dobra janela
As abas são dobradas ambas para dentro, em direção a lombada. Ótima opção para apresentações formais, quando o foco são produtos e serviços.
- Dobra enrolada
É comumente usada para folhetos publicitários de várias páginas. Neste caso, uma a folha é dobrada por dentro da que vem a seguir, sendo impossível centralizar as dobras. Traz consigo um design muito original e criativo.
Como sinalizar as dobras para impressão?
Na hora de fazer o design do material, é necessário indicar a dobra por meio de traços pontilhados. O acabamento vai depender muito do formato e do tipo do papel escolhido para o material.
Tenha calma
Faça a escolha da dobra do seu material com calma e planeje-se com antecedência. As dobras trazem mais criatividade para os materiais e os ajudam a alcançar o objetivo proposto.
A Frantin Produtos Gráficos possui uma ampla gama de produtos gráficos, ajudando as impressões a sair sempre com qualidade, atendendo os objetivos do seu cliente.
Conheça nossas soluções e diferenciais e escolha a Frantin como sua parceira.